Getting your Trinity Audio player ready...
|
Drones estão sendo utilizados para reforçar a segurança que está sendo feita nas ruas do Distrito Federal durante o carnaval. Os equipamentos de alto alcance têm alta tecnologia, dotados de câmeras térmicas, alto zoom e capacidade de voar na chuva.
As imagens captadas são encaminhadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e aos centros de comando e controle das corporações, alocados na Cidade da Segurança Pública, que foi montada no estacionamento da Torre de TV.
Desta forma, as equipes das forças de segurança estão mapeando e acompanhando os foliões de perto. Também são definidos os posicionamentos de forças, missões de patrulhamento e transmissões do terreno em tempo real, permitindo que, se necessário, seja possível agir rapidamente e com efetivo adequado a ocorrências que sejam identificadas.
O sistema utilizado permite que toda a operação seja vista em uma única tela, permitindo a interação dos diversos órgãos participantes da operação do carnaval. Também será possível enviar vídeos ao vivo e imagens para representantes no terreno, facilitando a identificação de alvos e aumento da consciência situacional do local.
Os drones
O monitoramento estava previsto no Protocolo de Operações Integradas (POI), definido a partir de reuniões sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) com a participação de representantes das forças de segurança e demais órgãos envolvidos. O Ciob opera com 31 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal (GDF) voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização.
Carnaval seguro
De acordo com o balanço divulgado pela SSP-DF, no final da tarde de ontem (1º), primeiro dia de carnaval, não houve atendimentos emergenciais por parte da Polícia Militar do DF (PMDF).
O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) realizou 101 atendimentos, sendo principalmente emergências médicas (13), averiguação para captura de insetos (6), agressão física (7), incêndio interno à estrutura (6) e queda (6).
Desde sexta-feira, a Polícia Civil do Distrito Federal registrou 42 crimes relativos ao carnaval, sendo 15 furtos – 10 de celulares, o que reforça os cuidados dos foliões com o item, que foi tema de campanhas do GDF, Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) e forças de segurança.
Também foi registrada uma ocorrência de ameaça, uma por dano ao bem público, uma por porte de arma branca e outra por lesão corporal. Quatro ocorrências por porte de drogas e duas por embriaguez ao volante também fazem parte do levantamento. Houve 13 registros, como desacatos e estelionatos.
Francine Marquez