Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Saneago e o Governo de Goiás lançam, nesta segunda-feira (12), obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Luziânia. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 52 milhões na implantação de 426 km de redes de distribuição e 8.810 novas ligações de água, permitindo o crescimento vegetativo e o desenvolvimento do município.
As novas tubulações possibilitam a expansão do sistema para as áreas de influência dos centros de preservação Alvorada, Ameixas, Mandu, Sion e Vera Cruz; beneficiando cerca de 28 mil habitantes. Os bairros beneficiados são: Jardim Europa, Jardim Luzilia, Mansões de Recreio Estrela Dalva V, Mansões Estrela Dalva IV, Mansões Recanto Estrela Dalva VIII, Parque Alvorada I, Parque Alvorada II, Parque Estrela Dalva III, Parque Estrela Dalva IV, Parque Estrela Dalva VII, Parque Estrela Dalva VIII, Parque Paulistano e Sol Nascente.
Os trabalhos já foram iniciados e a previsão é que a conclusão ocorra no segundo semestre de 2027. Lembrando que, em Luziânia, o sistema de abastecimento de água é universalizado, alcançando 100% da população urbana. O município também é destaque nacional, reconhecido no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). O escritório local de Luziânia recebeu o Troféu Quíron Bronze no Nível I, Compromisso com a Excelência ESG.
Sistema Produtor Corumbá
Além destas obras de grande dimensão, a Saneago tem feito várias outras intervenções de forma direta, por meio de equipe e recursos próprios. Desde que o Sistema Produtor de Água Corumbá entrou em operação, em abril de 2022, a Companhia já realizou uma série de interligações para possibilitar que a água tratada na unidade chegue ao município de Luziânia.
Inicialmente, a água tratada na ETA de Valparaíso chegou no Centro de Reservação do Jardim Ingá, por meio de uma adutora com 4.225 metros de extensão. No local, o reservatório tem capacidade para armazenar 2,2 milhões de litros de água tratada.
Em agosto de 2023, foi implantado um outro trecho da adutora, com quase 10 mil metros de extensão, para levar a água tratada ao Centro de Reservação Santa Fé, com capacidade para armazenar 1 milhão de litros. No Santa Fé, também foram interligados dois novos poços artesianos para complementar a produção, em 63 mil litros de água por hora, reforçando o sistema que abastece aquela região.
Em dezembro do ano passado, um novo trecho de 4 mil metros de adutora foi construído para levar a água tratada ao Centro de Reservação Leste Mandu, com capacidade para armazenar mais 2,2 milhões de litros de água, garantindo um abastecimento mais eficiente e regular para 21 bairros daquela região. Dentre eles: várias etapas do Parque Estrela Dalva, Parque JK, Vila São José, Norte Serrinha e Parque Alvorada. Essa etapa beneficiou cerca de 20 mil famílias.
O conjunto de obras incluiu a construção do Booster Sol Nascente, necessário para bombear a água até o reservatório Leste Mandu. A execução dessa obra começou em agosto do ano passado e foi dividida em três etapas: a implantação da adutora, que foi concluída em dezembro; a construção do booster, que teve início em agosto de 2024 e foi finalizada em fevereiro deste ano; e a interligação do booster à adutora, prevista para ser concluída em junho deste ano, incrementando a produção do sistema em até 80 L/s.
É assim que a Saneago é conduzida, priorizando sua função social, para que água tratada e esgotamento sanitário cheguem a todos, sem distinção, dos menores municípios aos grandes centros urbanos; com total atenção ao Entorno Sul do Distrito Federal, uma das regiões que mais cresce do País. Um trabalho sério, responsável e eficiente para valorizar o bem mais precioso da humanidade: a água.