A ginasta brasileira Rebeca Andrade, de 24 anos, fez história ao se tornar a primeira atleta mulher do país a conquistar o Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte. A premiação foi realizada nesta segunda-feira (21), no Palácio de Cibeles, em Madri, na Espanha.
Rebeca venceu na categoria “Retorno do Ano”, superando outros cinco atletas indicados. Antes de brilhar nos Jogos de Paris — com quatro medalhas olímpicas (ouro, duas pratas e um bronze) —, ela enfrentou uma trajetória marcada por superação: passou por três cirurgias no joelho, devido a lesões no ligamento anterior. Ela foi resiliente e não desistiu da carreira.
Ela disputou a estatueta com o nadador norte-americano Caeleb Dressel, a esquiadora suíça Lara Gut-Behami, o piloto espanhol de MotoGP Marc Márques, e o jogador indiano de críquete Rishabh Pant e a nadadora australiano Ariame Titmus.
O último brasileiro a ser contemplado com o Laureus na categoria Retorno do Ano foi Ronaldo Fenômeno, em 2003.
“Eu não tenho palavras para expressar o significado de um prêmio como esse. Sou muito grata pela minha família e pelo meu time, que sempre acreditaram em mim. Eu me sinto abençoada! Hoje em especial quero agradecer a minha psicóloga, Aline, uma peça essencial não somente pelos resultados na carreira esportiva, mas na minha construção como pessoa. Obrigada por todo cuidado, amor e pelo excelente trabalho que fazemos juntas – e por estar aqui comigo em um momento tão especial”, destacou Rebeca em um post em sua rede social.
O postRebeca Andrade vence o prêmio Laureus, o Oscar do Esporte apareceu primeiro em Sucesso News.