Getting your Trinity Audio player ready...
|
Entre os dias 20 e 24 deste mês, será realizada a 16ª edição da AgroBrasília, considerada a principal feira de agronegócio do Planalto Central, terá este ano o tema “Agro para Todos”.
O evento visa impulsionar o mercado rural e, ao longo dos anos, se consolidou como um espaço estratégico para a apresentação de produtos agropecuários, além de inovações e tecnologias voltadas a empreendedores do setor de diferentes tamanhos e áreas de atuação.
No Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, a montagem dos estandes já começou, e logo chegarão as grandes máquinas que compõem a troca de tecnologias e informações que caracterizam o evento, que conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e a Central de Abastecimento (Ceasa-DF).
Devido ao sucesso de público no Pavilhão de Tecnologia e Inovação, a edição de 2025 da AgroBrasília se expandiu e criou o Ambiente de Inovação e Tecnologia (Aitec). O local terá uma extensão de 1,2 mil m² e abrigará a Vila Startups (ligada à área de tecnologia), arenas para drones, palestras, debates e uma programação propícia para assuntos como questões globais, como o aumento da demanda por alimentos e as mudanças climáticas.
Agro para todos
Na AgroBrasília, os produtores rurais têm oportunidade de realizar negócios e entrar em contato com as novidades em maquinários, implementos agrícolas, insumos, sustentabilidade, genética animal e vegetal, pesquisas e biotecnologias. Uma área permanente para o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é mantida na feira, com espaços dedicados também à agricultura familiar, onde são apresentadas tecnologias e pesquisas próprias para o setor.
Novidades como o lançamento rota do queijo artesanal no Distrito Federal e do registro provisório do queijo artesanal – uma conquista para os produtores de leite que pedem o registro há mais de 30 anos – também serão lançadas na AgroBrasília 2025.
Promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a feira também se destaca como palco de discussões, palestras e capacitações que abordam temas diversos do universo agro.