Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou a Operação Tropeiros II com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pela prática de tráfico internacional de drogas com destino à Europa.
Na ação de hoje, são cumpridos 21 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói/RJ, São Paulo, Campinas/SP e Salvador. Os alvos incluem residências e empresas dos investigados, além de casas de câmbio e escritório de advocacia. Também são cumpridas ordens judiciais de sequestro de bens e medidas cautelares diversas da prisão, como entrega de passaporte, proibição de se ausentar do país e bloqueio de valores.
A operação de hoje é resultado da análise de extração de dados do material arrecadado na 1ª fase da Operação Tropeiros, deflagrada em novembro de 2022, além da quebra de sigilo bancário.
Segundo a PF, a organização criminosa investigada operava com foco na remessa de drogas – principalmente cocaína – para a Europa por meio de “mulas” cooptadas pelos criminosos, em um esquema que contava com o envolvimento de empresários, doleiros, um advogado e um gerente de instituição financeira.
As drogas eram remetidas para o exterior em malas e mochilas. Ao chegarem no exterior, as “mulas” entregavam os entorpecentes para os contatos indicados pela associação criminosa.
As apurações também identificaram movimentações financeiras suspeitas relacionadas à lavagem de dinheiro, estimadas em cerca de R$ 10 milhões.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico transnacional de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.