Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (22), a Operação CHAES, visando desarticular uma associação criminosa especializada no desenvolvimento e uso de malwares bancários para a prática de fraudes financeiras em larga escala e lavagem de dinheiro.
Segundo a PF, os principais alvos do esquema eram clientes vinculados à Caixa Econômica Federal, mas outras instituições bancárias também foram afetadas.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Campinas (SP) e Caldas Novas (GO), incluindo um local vinculado ao suspeito responsável pelo desenvolvimento do software. Além disso, foi determinado o sequestro e o bloqueio de bens e valores dos investigados para garantir o ressarcimento dos prejuízos causados pelo esquema criminoso.
A investigação, conduzida pela Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE) com o apoio da Coordenação de Repressão a Crimes de Alta Tecnologia (CCAT) da PF, revelou que o grupo utilizava o malware CHAES — um programa de múltiplos estágios, altamente sofisticado, projetado para “roubar” informações sensíveis de clientes de instituições financeiras, incluindo credenciais bancárias e dados de pagamento.
As investigações continuam, com novas diligências em andamento para identificar outros possíveis integrantes do esquema.