Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Zoológico de Brasília comemora neste mês o nascimento de 51 filhotes de tartarugas-de-orelha-vermelha, da espécie Trachemys scripta. Com apenas 7 gramas ao nascer, esses répteis podem atingir até 3 quilos e medir entre 20 e 30 centímetros na fase adulta.
Originária dos Estados Unidos, a tartaruga-de-orelha-vermelha é uma espécie semi-aquática e onívora, já introduzida em países da América do Sul, Europa e Ásia. Seu nome popular vem da faixa vermelho-alaranjada presente nos dois lados da cabeça.
“O nascimento das tartarugas representa um indicativo dos bons resultados das estratégias de manejo e conservação da equipe do Zoológico de Brasília”, avalia o diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), Wallison Couto. “Trata-se de um resultado que é fruto de um trabalho diário contínuo, sempre voltado para a saúde e o bem-estar dos animais.”
Atualmente, os filhotes estão sendo acompanhados por uma equipe multidisciplinar de veterinários, biólogos e tratadores, e ainda não estão disponíveis para visitação do público.
A espécie é frequentemente alvo de comércio ilegal e, por isso, é encontrada fora do seu habitat natural.