Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou nesta terça-feira (6), que mulheres com medida protetiva e em situação de acolhimento terão direito ao Passe Livre no transporte público do Distrito Federal.
O anúncio foi durante a inauguração do Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB), no Recanto das Emas, e tem como objetivo facilitar o acesso dessas mulheres aos serviços da Secretaria da Mulher e a esses centros.
“Determinei que todas as mulheres cadastradas com medidas protetivas, que precisarem do acolhimento da Secretaria da Mulher e das casas da Mulher Brasileira, terão direito ao Passe Livre no transporte público do Distrito Federal”, afirmou o governador. “É uma forma de garantir que essas mulheres possam acessar os serviços em um momento que pode ser de reconstrução de suas vidas.”
Ibaneis também destacou o papel da bancada federal na viabilização de recursos para obras de acolhimento às mulheres.
“Não deixamos nenhuma obra parar. Quando os recursos federais não foram suficientes, colocamos dinheiro do nosso orçamento, porque sabemos da importância desses espaços de acolhimento e encaminhamento para as mulheres”, disse o governador, ao agradecer o apoio de senadores e deputados.
Segundo Ibaneis, o ideal é ter uma Casa da Mulher Brasileira em cada uma das 35 regiões administrativas do DF. “Lugares como Sol Nascente e Ceilândia ainda sofrem com altos índices de violência. Precisamos estar mais próximos dessas mulheres”, defendeu.
“Trata-se de uma medida do governador Ibaneis Rocha de grande importância para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, garantindo a elas o acesso ao transporte público coletivo em todas as linhas de ônibus e metrô do DF, de forma que possam se deslocar mais facilmente para acessar os serviços públicos de saúde, segurança e assistência que precisarem buscar”, afirma o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.