Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Missa Pro Eligendo Romano Pontifice, celebrada na manhã desta quarta-feira (7) na Basílica de São Pedro, deu início oficial ao processo de eleição do novo Papa. O rito solene, presidido pelo Cardeal Decano Giovanni Battista Re e concelebrado pelos demais membros do Colégio Cardinalício, reuniu milhares de fiéis, que acompanham com expectativa os primeiros passos do conclave.
Durante a homilia, o Cardeal destacou o momento delicado da história da humanidade e a importância da escolha que se inicia.
“Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar sua luz e sua força, a fim de que seja eleito o Papa de que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história.”
Ao todo, 133 cardeais eleitores, com menos de 80 anos, participam do conclave, que ocorre na Capela Sistina, no Vaticano. Após o encerramento da missa, os cardeais se dirigiram à Capela para o juramento de sigilo e o início das votações.
Como funciona a eleição
No primeiro dia de conclave, é realizada uma única votação, cujo resultado deve ser conhecido por volta das 19h no horário local (14h em Brasília). A partir do segundo dia, são feitas até quatro votações diárias — duas pela manhã e duas à tarde.
Segundo as regras estabelecidas pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, se nenhum cardeal for eleito nos três primeiros dias, deve ser feita uma pausa de oração e reflexão antes da continuidade do processo.
A tradicional fumaça lançada pela chaminé da Capela Sistina indicará o resultado de cada rodada de votação: preta, se nenhum nome tiver sido escolhido, e branca, se houver um novo Papa.