Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governador Ibaneis Rocha lançou, nesta segunda-feira (27), um programa de modernização da iluminação pública, para substituir todas as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED nas regiões administrativas. A iniciativa, em parceria com a CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes), prevê um investimento total de R$ 300 milhões.
Atualmente, o Distrito Federal conta com 320 mil luminárias, sendo que 147.762 já são de LED, o que representa 46,18% do plano de modernização. A meta para 2025 é concluir os 53,82% restantes, modernizando a iluminação pública em todas as cidades do DF.
“Quando falamos de transição, temos de pensar no sentimento da população. E é exatamente isso que estamos fazendo em todas as cidades do Distrito Federal, para melhorar a segurança pública, que é um fator muito importante para nós, e principalmente a segurança das mulheres”, disse Ibaneis.
As luminárias de LED reduzem o consumo de energia em até 50% e demandam menos manutenção, o que representa um importante avanço, segundo o presidente da CEB IPes, Edison Garcia.
“Todo esse processo está dentro de um projeto da empresa que versa sobre sustentabilidade e transição energética. Esse trabalho será feito pelas empresas contratadas, e o planejamento estratégico é que, em dezembro, todas as áreas do DF estejam 100% atendidas com LED”.
A primeira fase será concentrada em regiões com maior fluxo de pessoas e veículos, como Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Brazlândia, Sobradinho e Plano Piloto, baseando-se em áreas críticas identificadas por um mapa de calor que identificou os locais mais críticos, com necessidade de manutenção na iluminação.
A previsão é substituir, até o fim do ano, 173 mil lâmpadas de vapor de sódio, iniciando com uma aquisição histórica de 120 mil luminárias por R$ 61 milhões, considerada a maior compra do tipo no Brasil.
A escolha pelo uso de lâmpadas LED visa melhorar a luminosidade nas ruas, aumentar a segurança pública e reduzir o consumo de energia, com uma economia que pode chegar a até 50%.