Brasília ganhou neste sábado (19) um novo atrativo turístico: o City Tour Cívico. Lançado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Brasília Receptivo, o projeto oferece passeios gratuitos pelos principais monumentos da capital, visando promover a história, a arquitetura e a identidade cívica da cidade.
A cerimônia de lançamento aconteceu no Salão Branco do Palácio do Buriti e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, que anunciou a gratuidade permanente do serviço.
“Inicialmente seria um serviço gratuito só na primeira semana, mas eu pedi ao Cristiano [Araújo, secretário de Turismo] que fosse gratuito permanentemente”, revelou o chefe do Executivo. Serão investidos R$ 5 milhões pela Secretaria de Turismo (Setur-DF) para capitanear o acesso livre por meio de um chamamento público.
Ibaneis participou do tour inaugural, que contou com a presença de autoridades e da imprensa.
O City Tour Cívico faz parte das comemorações dos 65 anos de Brasília, e busca valorizar o patrimônio cultural e histórico da capital.
“Estamos fazendo a retomada do turismo cívico para fortalecer o pertencimento e passar a história da capital e do sonho de Juscelino Kubitschek. Isso aqui é uma grande ferramenta para que a gente possa valorizar e contar a nossa história”, comentou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
Os passeios saem da Torre de TV de terça a domingo, em três horários: 10h, 11h e 12h30. As inscrições devem ser feitas pelo site Digital Ingressos. O trajeto dura cerca de duas horas e é conduzido por guias bilíngues e trilíngues credenciados no Cadastur.
O passeio inclui marcos históricos, culturais e arquitetônicos de Brasília, como o Congresso Nacional, Memorial JK, Praça dos Três Poderes, Palácio da Alvorada, Catedral Metropolitana, Praça do Buriti, Praça dos Cristais, Parque da Cidade e Esplanada dos Ministérios.
O postIbaneis inaugura City Tour Cívico gratuito para turistas e moradores apareceu primeiro em Sucesso News.