Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) foi anunciada como finalista do World Police Summit Awards 2025, uma das mais importantes premiações internacionais na área de segurança pública.
Pela primeira vez, dois projetos da pasta foram selecionados simultaneamente para concorrer na categoria Excelência no Atendimento ao Cidadão. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 de maio, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com a presença de mais de 17 mil especialistas, 200 expositores e 100 chefes de polícia de mais de 130 países.
As iniciativas finalistas são:
- Rede Integrada de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas– Política pública que articula órgãos de segurança, assistência social, saúde, educação e sociedade civil, promovendo respostas rápidas, acolhimento e integração na busca por pessoas desaparecidas.
- Prevenção Criminal pelo Design do Ambiente (CPTED)– Projeto pioneiro no Brasil que transforma o espaço urbano em um instrumento de prevenção à criminalidade, adotando princípios internacionais de urbanismo seguro com foco na redução da sensação de insegurança e desordem.
Os dois projetos fazem parte do Programa Segurança Integral, principal estratégia de segurança pública do DF, que visa fortalecer a proteção à população e reduzir a criminalidade e a violência, ampliando a sensação de segurança por meio de uma atuação integrada entre as forças de segurança, o governo e a sociedade. As ações estão alinhadas aos eixos Cidadão Mais Seguro e Cidade Mais Segura, que priorizam o reordenamento do espaço urbano e a proteção da vida, com a participação de setores da sociedade civil e do governo.
Em 2024, a SSP-DF já havia sido reconhecida nacionalmente por suas boas práticas na proteção à mulher. Os programas Viva Flor e Dispositivo de Proteção à Pessoa (DPP) conquistaram o primeiro lugar no Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, o programa da Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas (DMPP) e o Viva Flor ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugares no Prêmio de Boas Práticas 2024 – Segurança Pública, promovido pelo Consórcio Brasil Central (BrC).