Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou na noite desta terça-feira (27) da cerimônia de apresentação da nova diretoria da Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano (NTU), realizada no Setor de Clubes Esportivos Sul. Na ocasião, ele ressaltou os avanços na mobilidade urbana da capital e os esforços do GDF para democratizar o acesso ao transporte público.
Segundo Ibaneis, Brasília tem se consolidado como referência nacional em transporte público inclusivo.
“Brasília tem se mostrado um grande exemplo do transporte público democrático, a gente aqui tem transporte público gratuito para estudantes, para pessoas com deficiência e agora também o Vai de Graça, que as pessoas podem utilizar o sistema de transporte público, tanto de ônibus quanto do metrô, gratuitamente aos domingos e aos feriados, democratizando todos os espaços da cidade”, destacou Ibaneis.
O governador destacou ainda os investimentos contínuos do Governo do Distrito Federal na modernização do sistema de transporte.
“Nós temos hoje, graças ao trabalho do Distrito Federal, do governo com as empresas, a maior frota de ônibus novos do Brasil. Temos a melhor frota atendendo, vamos modernizar, acho que temos muito a avançar nessa questão do transporte público, mas Brasília hoje está na vanguarda e a gente espera que isso continue”, acrescentou.
Entre as ações em curso, estão a renovação da frota de ônibus, o retorno dos veículos zebrinha, a expansão do metrô e obras de infraestrutura como viadutos, passarelas e novas rodoviárias.
No campo da mobilidade, o Distrito Federal caminha para ter uma frota de 90 ônibus elétricos, mais silenciosos e menos poluentes. O incentivo ao uso de veículos elétricos e híbridos também inclui isenção de IPVA e a instalação de 130 eletropostos em locais estratégicos da capital.
“Brasília é a única cidade no Brasil em que a demanda de passageiros hoje é maior do que era antes da pandemia. Temos aqui hoje a frota mais nova, graças a uma política pública de promoção, de incentivo, de valorização do transporte público coletivo, e é isso que a gente quer levar para todo o Brasil”, ressaltou Edmundo Pinheiro, presidente da NTU.
A nova diretoria da NTU foi eleita para o biênio 2025/2027.