Getting your Trinity Audio player ready...
|
Para ampliar o atendimento médico necessário durante o período de sazonalidade das doenças respiratórias, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) contratou empresas especializadas em pediatria. Desde 1º de março, os profissionais atuam em regime de plantão nos hospitais da rede pública. O investimento do GDF ultrapassa R$ 17 milhões.
Os novos pediatras foram distribuídos nos hospitais regionais do Guará, Ceilândia, Brazlândia, Taguatinga, Sobradinho, Planaltina, Região Leste (Paranoá) e no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).
Segundo a coordenadora de Atenção Especializada à Saúde (Cates) da SES-DF, Julliana Macêdo, os profissionais contratados cumprem plantões de seis horas nos prontos-socorros.
“No total, serão mais de 14 mil plantões ao longo de seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis. Nessas duas semanas, já foi possível perceber impactos diretos tanto nas equipes quanto nos atendimentos”, destaca. Atualmente, a rede pública de saúde conta com 475 pediatras em atividade.
A medida se soma a outras estratégias adotadas pela SES-DF para fortalecer o atendimento pediátrico, como nomeações por concurso público, redistribuição de profissionais com formação em pediatria e ampliação da carga horária de 20 para 40 horas semanais.