Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governador Ibaneis Rocha inaugurou nesta terça-feira (6) o novo Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB) no Recanto das Emas. A unidade integra a rede de enfrentamento à violência de gênero e de promoção da autonomia feminina, oferecendo atendimento gratuito, apoio psicossocial e cursos de capacitação profissional.
Localizado na Avenida Buritis, Quadra 203, Lote 14, o espaço possui estrutura acessível para pessoas com deficiência e é de fácil acesso por transporte público. A nova unidade foi construída com investimento de R$ 1,6 milhão, como parte de um conjunto de quatro centros previstos até 2025, que também contemplará as regiões do Sol Nascente, Sobradinho II e São Sebastião.
“Nossa meta é que todas as mulheres vítimas de violência tenham, perto de casa, um espaço de acolhimento e reconstrução. Temos de criar uma porta de entrada para quem esteja nessa condição de vulnerabilidade e criar também uma porta de saída para que possam romper esse ciclo, com emprego e informação” disse o governador Ibaneis Rocha.
Estrutura
Com 312,42 m² de área construída em um terreno de 865,66 m², o novo CRMB conta com salas de atendimento psicossocial, brinquedoteca com fraldário, recepção, copa, salas administrativas, espaços de convivência e estacionamento.
O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores sociais.
“Este é um espaço de reconhecimento de todos os direitos que as mulheres têm, e que aqui não seja falado só de violência, mas que todas se sintam ouvidas e se sintam protagonistas de um mundo que todos nós queremos, o mundo de paz onde a riqueza seja repartida e as pessoas se sintam de fato significadas”, destacou a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.
Além do acolhimento, o centro também promove cursos de formação e capacitação profissional, com foco na autonomia econômica das mulheres, auxiliando na superação de contextos de vulnerabilidade e violência.
A iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério das Mulheres, a Secretaria da Mulher do DF e a Novacap. Ao todo, o investimento nas quatro novas unidades será de R$ 8,8 milhões, somando recursos federais e contrapartida do Governo do Distrito Federal.