Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Governo do Distrito Federal (GDF) vai distribuir minicomputadores e material didático para aproximadamente dez mil alunos da rede pública. A ação é promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha nesta quarta-feira (19) durante reunião com o titular da pasta, Leonardo Reisman, o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, e o deputado federal Fred Linhares.
“São dois produtos importantíssimos para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Primeiro, fruto de uma parceria com a Receita Federal, a quem já deixo o nosso agradecimento, pela [doação] dos BTVs falsos [TV Box], que foram apreendidos e serão transformados em minicomputadores e distribuídos aos nossos alunos da rede pública para que eles possam ter acesso a conteúdos de internet. O outro é um material didático, um projeto sobre inteligência artificial, para que também seja distribuído aos alunos e eles possam ter acesso a essa ferramenta do futuro”, destacou o governador Ibaneis Rocha.
Os minicomputadores fazem parte do projeto Gamifica, enquanto o material didático integra o Brasíl.IA, ambos sob a coordenação da Secti. Juntos, representam um investimento de R$ 22 milhões.
No Gamifica, os alunos que participam de cursos nas áreas de desenvolvimento, design e marketing de jogos eletrônicos receberão os minicomputadores transformados a partir da apreensão de unidades de TV Box pela Receita Federal.
“Será um computador básico, que dá acesso a programas, para os alunos se desenvolverem. Estamos transformando um produto fruto da ilegalidade e dando oportunidade a três mil crianças e adolescentes”, afirma Leonardo Reisman.
Já o material didático do Brasíl.IA está sendo distribuído por meio de quatro unidades móveis que percorrem o Distrito Federal, com cursos de 60 horas em áreas tecnológicas de alta demanda, como inteligência artificial, big data, internet das coisas e desenvolvimento de games.