Getting your Trinity Audio player ready...
|
O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira (25) em Maceió. De acordo com a defesa, a prisão ocorreu às 4h, quando o político se deslocava para Brasília para o cumprimento espontâneo do mandado.
“O ex-presidente Fernando Collor de Mello encontra-se custodiado, no momento, na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana”, informa a defesa.
A prisão de Collor foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após negar recurso da defesa para rever uma condenação, de 2023, a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, um desdobramento da Operação Lava Jato.
Nesta sexta-feira (25), uma sessão virtual será realizada pelo STF, para referendar a decisão de Moraes, das 11h às 23h59.
Moraes rejeitou, nesta última quinta-feira (24), um segundo recurso da defesa, por considerá-lo meramente protelatório, e determinou a prisão imediata do ex-presidente.
Collor foi condenado em maio de 2023 a 4 anos e 4 meses pelo crime de corrupção passiva e a 4 anos e 6 meses por lavagem de dinheiro. A acusação de associação criminosa prescreveu porque Collor tem mais de 70 anos.
Os advogados de defesa têm expectativa de que o Judiciário converta em prisão domiciliar. A legislação brasileira estabelece regras especiais para condenados com mais de 70 anos. O ex-presidente tem 75 anos de idade.
Alexandre de Moraes determina a prisão imediata do ex-presidente Collor