Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma iniciativa que une solidariedade, sustentabilidade e reintegração social está ganhando forma no Distrito Federal. A campanha Educação Vem do Berço, lançada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), vai transformar uniformes escolares de instituições particulares fora de uso em enxovais para bebês de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Mais do que doar roupas, a ação ressignifica histórias. As peças doadas passarão por um processo de descaracterização – onde serão removidas logomarcas e elementos de identificação – e, em seguida, transformadas em blusas, pijamas, luvas, meias e outros itens infantis. Tudo será confeccionado por mulheres privadas de liberdade, assistidas pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e capacitadas em corte e costura.
“Educação Vem do Berço é mais do que uma campanha de arrecadação – é um movimento de reaproveitamento, generosidade e afeto. Acreditamos na força da economia circular, no poder da sustentabilidade e no impacto positivo que ações como essa têm na vida de tantas mães e bebês do DF”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Os enxovais confeccionados serão entregues a mais de mil mulheres atendidas pelo programa Nasce uma Estrela, também coordenado pela Sejus-DF. Com a campanha, o kit da bolsa-maternidade será ampliado, oferecendo ainda mais itens essenciais para os primeiros dias de vida do recém-nascido. Hoje, o kit já inclui roupas, fraldas e uma manta.
Criado no âmbito do programa GDF Mais Perto do Cidadão, o Nasce uma Estrela oferece a gestantes um curso com orientações sobre cuidados com o bebê, como aleitamento materno, prevenção de cólicas e saúde emocional no pós-parto. Desde o lançamento, o projeto já acolheu mais de 1,2 mil mulheres em diversas regiões administrativas do DF.
As escolas particulares que desejarem aderir à campanha receberão caixas personalizadas para recolhimento das doações. Segundo a Sejus-DF, instituições interessadas podem entrar em contato com o programa Voluntariado em Ação pelo WhatsApp: (61) 98314-0520.