Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/GO), está atento à baixa cobertura vacinal contra a febre amarela em crianças menores de 1 ano. Dados recentes apontam que apenas 72,77% desse público foi imunizado no estado, percentual inferior à meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Em 2025, o Brasil já registrou 45 casos confirmados em São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Pará, com 21 óbitos. A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos silvestres e pode evoluir rapidamente, causando complicações graves como insuficiência hepática e renal, hemorragias e, em casos extremos, óbito.
“Quando a cobertura vacinal está abaixo do esperado, aumentam as chances de surtos da doença”, explica a Gerente de Imunização da SES, Joice Dorneles.
A vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Faz parte do calendário básico de imunização das crianças de 9 meses a menores de 5 anos (sendo uma dose aos 9 meses e uma dose de reforço aos 4 anos) e dose única na população de 5 a 59 anos não vacinada.
Embora os índices de vacinação tenham aumentado nos últimos anos – de 63,68% em 2022 para 72,77% em 2024, segundo dados disponibilizados pela Rede Nacional de Dados em Saúde, os números ainda estão abaixo da meta mínima de 95%.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de que pais e responsáveis atualizem a caderneta de vacinação das crianças nos postos de saúde.