Getting your Trinity Audio player ready...
|
Atualmente o Centro de Zoonoses do Distrito Federal, abriga cerca de 60 cães que esperam por uma doação. A maioria chega à unidade por meio de decisão judicial, a maioria resgatada das ruas em ações que os tiram de situações precárias, maus-tratos e abandonos.
Os cães são vacinados contra raiva, vermifugados, castrados em parceria com o Serviço Veterinário Público (Hvep), tratados contra possíveis parasitas (pulgas e carrapatos) e já testados contra a leishmaniose, os animais recebem os cuidados e carinho da equipe, mas aguardam ansiosamente uma família.
Entre os caninos de todas as idades e tamanhos, há seis filhotes que já tomaram a primeira dose da V8 – vacina polivalente para cães que protege contra cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, parainfluenza, parvovirose, coronavirose canina e leptospirose.
No dia 17 de maio será realizada a segunda feira de adoção de 2025 da Zoonoses, das 10h às 16h, na própria Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), localizada no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), lote 4, Estrada do Contorno Bosque, Noroeste. A ação é promovida para que qualquer pessoa possa visitar e conhecer esses animais, ficar um pouquinho com eles e, quem sabe, levar um novo companheirinho para casa.
Os animais também podem ser visitados de segunda a sexta-feiras, das 9h às 16h. O futuro tutor pode escolher um animal ou adotar um já indicado previamente. Antes de o animal ser levado para casa, é assinado um termo de adoção. A iniciativa busca garantir a adoção responsável, promovendo o bem-estar e a saúde dos animais.