Getting your Trinity Audio player ready...
|
Desde o início da folia, no sábado (1º), a Secretaria de Segurança Pública do DF registrou 83 ocorrências ligadas ao Carnaval, sendo 41 entre domingo e a madrugada de segunda-feira (3). Os principais crimes foram furtos de celulares (36,5% dos casos) e apreensões de drogas e armas brancas (21,9%).
Em 2024, o Carnaval se encerrou com um total de 364 casos no período festivo – uma proporção de 72,8 casos por dia. Até o momento, os dados indicam uma redução de 42,9% na média diária de registros policiais, no comparativo com o ano passado.
A Polícia Militar intensificou as abordagens e apreendeu 248 armas brancas, além de porções de maconha, cocaína e ecstasy. A fiscalização da DF Legal interditou três eventos irregulares e apreendeu bebidas e cigarros eletrônicos comercializados sem licença.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu 43 casos durante os eventos de domingo, sendo a maioria por consumo excessivo de álcool. A proteção infantil também foi reforçada, com a entrega de 600 pulseiras de identificação para crianças.
A atuação preventiva contou também com a ação da Polícia Civil (PCDF), que distribuiu três mil panfletos com informações sobre o combate à violência contra a mulher e os canais de denúncia disponíveis
No trânsito, a operação Carnaval Seguro, do Detran-DF, abordou em Águas Claras 210 abordagens de veículos, resultando em 17 autuações por alcoolemia e outras infrações.
A Polícia Militar (PMDF) também atuou no trânsito, abordando 1.280 veículos e aplicando 453 autos de infração, sendo 108 por direção sob efeito de álcool. Cinco veículos foram removidos ao depósito.
A segurança segue intensificada nos próximos dias.