Getting your Trinity Audio player ready...
|
A maioria dos comerciantes do Distrito Federal (77%) está otimista com o São João de 2025, prevendo crescimento nas vendas em relação ao ano anterior. A expectativa é de expansão de até 10% no volume comercializado, segundo 64,9% dos que projetam aumento. Os dados são de pesquisa do Instituto Fecomércio-DF.
O estudo também revela que 94,9% dos consumidores pretendem participar das festividades juninas este ano. As festas ao ar livre são as preferidas (39,74%), seguidas pelas celebrações em igrejas e escolas (32,69%) e eventos privados (17,31%).
Em relação aos gastos com roupas e adereços, 49,37% dos entrevistados pretendem desembolsar entre R$ 101 e R$ 200. Outros 41,77% planejam gastar até R$ 100, enquanto 8,86% reservaram entre R$ 201 e R$ 300.
Entre as comidas típicas mais lembradas estão receitas à base de milho, bolos e broas (31,84%), seguidas por pratos como arroz, feijão tropeiro, caldos e cachorro-quente (23,29%). As bebidas – alcoólicas ou não – aparecem com 19% das menções.
“As festas juninas movimentam uma ampla cadeia econômica que vai do varejo e atacado ao setor de eventos, gastronomia, cultura, escolas, igrejas e até ambientes de trabalho”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. “Esse movimento aquece as vendas e amplia a oferta de empregos temporários em diversos setores”.
Do lado do comércio, 94% dos lojistas afirmaram ter estoque adequado e 60% devem investir em ações promocionais. As estratégias mais comuns serão promoções (26,62%), propagandas (22,3%) e vitrines temáticas (19,42%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 22 de maio com 95 empresas de diversos setores e 158 consumidores abordados em pontos de grande circulação no DF.