Getting your Trinity Audio player ready...
|
No final de semana passado, entre sexta-feira (23) e domingo (25), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) abordou 439 motoristas, entre eles 79 estavam alcoolizados. As ações contaram com o apoio da Polícia Militar e fazem parte da campanha Maio Amarelo.
As principais operações de fiscalização ocorreram nas regiões administrativas de Ceilândia, Gama, Jardim Botânico, Lago Sul e Mangueiral.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após o consumo de álcool é uma infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano.
O Detran ressalta que a reincidência no período de até 12 meses acarreta multa em dobro, ou seja, R$ 5.869,40. Além disso, a concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar é considerada crime, cuja pena prevista é de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Durante as ações, além dos condutores autuados por dirigir após o consumo de bebida alcoólica, os agentes de trânsito também flagraram 23 inabilitados, 11 com a CNH vencida há mais de 30 dias, três conduzindo veículo com o escapamento alterado e 21 por infrações diversas. As equipes de fiscalização recolheram 41 veículos ao depósito.