Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governador Ronaldo Caiado destacou, nesta quinta-feira (22), em Brasília, a importância da inteligência artificial (IA) no cenário global e a necessidade de atualização constante do setor público. A fala ocorreu durante o 5º Congresso Brasileiro de Internet, que reuniu especialistas, jornalistas, autoridades e empresários para discutir “Como a tecnologia e a criatividade devem moldar o futuro do Brasil”.
Durante sua exposição, Caiado disse que Goiás busca se tornar referência na área. Por isso, foi o primeiro estado a aprovar uma política de fomento à IA, caracterizada pelo estímulo a ferramentas de código aberto e à troca de experiências entre especialistas.
“É um projeto de modelo aberto, que busca a colaboração de todos, com controle dos excessos. O foco é estimular a pesquisa, e não criminalizar aquele cientista ou pesquisador que deseja desenvolver seu software”, explicou.
A lei goiana foi inspirada em iniciativas adotadas na Índia, reconhecida como uma potência em tecnologia. Em contraponto, o governador Ronaldo Caiado classificou a proposta em discussão no Congresso Nacional como “extremamente punitivista”.
Ele também argumentou que a adoção de novas tecnologias é o caminho para que o país possa avançar em duas áreas estratégicas: a educação e o agronegócio. “Investir em ciência vale a pena”, resumiu.