Getting your Trinity Audio player ready...
|
Luziânia recebeu, nesta semana, uma edição especial do projeto Embaixadores no Entorno, promovido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais do DF (Serinter-DF) e a Prefeitura de Luziânia. O município, prestes a completar 300 anos, foi palco de uma verdadeira imersão cultural, turística e gastronômica voltada a representantes diplomáticos de 16 países.
O encontro começou na charmosa Rua do Rosário, com suas fachadas coloniais iluminadas pelo sol da manhã. Recepcionados com café passado, biscoitos artesanais e quitutes típicos, os embaixadores mergulharam na história de Luziânia. A caminhada pela rua histórica e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída no século XVIII por escravizados, marcaram o início da programação.
“Este programa é justamente para mostrarmos o potencial das cidades que compõem a Região Metropolitana do DF. É uma alegria receber embaixadores na nossa região e apresentar esta cidade linda, berço de Goiás,” destacou o secretário da SEDF-GO, Pábio Mossoró
O roteiro incluiu ainda visita ao Clube Pescar, um dos pesqueiros mais tradicionais do Centro-Oeste, onde os diplomatas experimentaram pratos típicos e visitaram uma feira de artesãos locais com queijos, doces e cervejas artesanais.
“Mostrar nossa cultura para o mundo fortalece o potencial turístico e cultural da região”, ressaltou o secretário de Turismo de Luziânia, Luciano Braz.
A programação se encerrou no Bali Park Resorts, que encantou os visitantes com sua praia artificial — a maior da América do Sul — e um passeio de catamarã pelo Lago de Corumbá IV.
Participaram da ação representantes de Suriname, Botsuana, Rússia, Sudão, Equador, Jordânia, Tailândia, Panamá, Paraguai, Argélia, Filipinas, Indonésia, Camboja, Belarus, Trinidad e Tobago, e Guatemala.