Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou, nesta quinta-feira (15), a segunda fase da Operação Krampus que apura possíveis desvios de dinheiro público para a realização do “Nosso Natal”. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) auxilia nessa ação.
Desde as primeiras horas desta manhã (15), agentes do Grupo de Autuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumprem 11 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a empresários e empresas contratadas pela Secretaria de Cultura do DF para o evento.
Os alvos dessa operação são empresários ligados às empresas AC Eventos, Araújo R.A. Produções, ABIC Marketing, CREIS Eventos e Time Evento Produções.
De acordo com os investigadores do MPDFT, o contrato foi celebrado por meio da Associação Amigos do Futuro, que foi escolhida por ser uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, escolhida sem licitação, sob essa justificativa.
Ainda segundo o MP, a Associação Amigos do Futuro, teria sido utilizada como fachada para repassar integralmente os R$ 14,3 milhões do contrato a um grupo de empresas ligadas entre si, com vínculos pessoais e comerciais anteriores, o que, para os investigadores, caracteriza a formação de um “clube de amigos” beneficiado indevidamente.
Durante a primeira fase da Krampus, em dezembro de 2024, os investigadores encontraram planilhas financeiras e mensagens que comprovam com detalhamento a divisão de lucros entre os envolvidos.
As mudanças no projeto e o aumento dos custos foram o que chamou a atenção do MP para a necessidade da investigação sobre irregularidades. No decorrer do projeto, houve a exclusão de três pontos de realização do Nosso Natal, a priori estavam incluídos no evento os pontos: Praça do Cruzeiro, a Rainha da Paz e o Palácio do Buriti.
Entretanto, mesmo com essas exclusões, o valor do contrato aumentou, com alta de mais de R$ 5 milhões em relação ao orçamento inicial da própria entidade.
O MP também apura indícios de lavagem de dinheiro e organização criminosa.