Getting your Trinity Audio player ready...
|
Morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, o ex-presidente do Uruguai José Alberto“Pepe” Mujica. A confirmação foi feita pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi. Mujica lutava contra um câncer no esôfago, descoberto em 2024, e estava em tratamento paliativo.
“Com profunda dor comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referência, liderança. Vamos sentir muito sua falta, velho querido! Obrigado por tudo que nos deste e por teu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Orsi.
Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015 e ficou conhecido como “o presidente mais pobre do mundo”. Morava em uma chácara nos arredores de Montevidéu, dirigia um fusca antigo e doava parte de seu salário para causas sociais. Era um ícone da esquerda latino-americana.
Segundo sua esposa, Lucia Topolanksy o tumor havia se espalhado para outras partes do corpo e o ex-presidente estava em estágio terminal. Por conta da saúde fragilizada, Mujica não votou nas eleições regionais realizadas no último domingo (11).
Pepe Mujica completaria 90 anos no próximo dia 20 de maio.