Getting your Trinity Audio player ready...
|
Começa nesta terça-feira (6), em Brasília, a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Até a próxima sexta-feira (9), o Centro Internacional de Convenções do Brasil será palco de debates sobre políticas públicas ambientais e de enfrentamento às mudanças climáticas. O espaço de diálogo social é retomado após quase 12 anos da última edição em 2013.
Com o tema Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica, a conferência foi organizada em cinco eixos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental.
Durante o evento, grupos organizados em cada eixo debaterão as propostas resultantes dos encontros preliminares. As etapas que antecederam a conferência tiveram a participação de 2.570 municípios, em 439 conferências municipais, 179 intermunicipais e 287 conferências livres.
Ao todo, 100 propostas serão usadas como base para políticas públicas, como a atualização da Política Nacional sobre Mudança do Clima e a construção do Plano Clima.
Na quarta-feira (7), a programação terá continuidade com uma aula magna que antecederá a abertura da apresentação do caderno de propostas a serem debatidas nos grupos.
Na quinta-feira (8) ocorrerão as plenárias por eixo temático no período da manhã e, pela tarde, inicia a plenária geral. A apresentação da priorização das propostas e o encerramento da conferência serão na sexta-feira (9), pela manhã.