Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Secretaria de Saúde de Goiás (SES) anuncia a ampliação temporária da faixa etária para vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). A partir de abril, adolescentes de 15 a 19 anos, de ambos os sexos, poderão se vacinar nas unidades de saúde do estado. A ação visa proteger quem não recebeu a dose na idade recomendada (de 9 a 14 anos) e reduzir os riscos de câncer associado ao vírus, como o de colo do útero, pênis, boca e ânus. A ampliação do público é temporária e vai até 30 de junho. Após essa data, a vacina volta a ser exclusiva para crianças e jovens de 9 a 14 anos.
A secretaria ressalta a importância da vacinação na prevenção do câncer do colo do útero, responsável por centenas de mortes anuais em Goiás. Segundo dados da Coordenação de Oncologia da SES, em 2024 foram contabilizados 595 casos e 242 óbitos. O HPV é responsável por 99% dos casos desse tipo de câncer, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A ampliação da faixa etária é uma medida para aumentar a proteção e reduzir a vulnerabilidade de adolescentes. Desde 2023, o esquema vacinal é de dose única, o que facilita a adesão.
“A vacina é uma ferramenta poderosa para proteger nossa população, especialmente os jovens, que estão em uma fase de maior exposição ao HPV”, destaca a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES, Cristina Laval.
Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação e um documento de identidade.