Getting your Trinity Audio player ready...
|
Brasília é considerada pelo Índice de Progresso Social Brasil 2024 (IPS Brasil) como a cidade com maior qualidade de vida do país. O Distrito Federal tem se destacado por avanços em diversas áreas, incluindo turismo, segurança e desenvolvimento social. Além disso, a capital já foi reconhecida como um dos destinos globais em alta para 2025, considerada o melhor lugar do mundo para nômades digitais e ainda tem o segundo aeroporto mais pontual do mundo.
O governador Ibaneis Rocha comemora os indicadores. “É muito importante para todos nós que trabalhamos no GDF que a capital da República seja referência. Todos esses indicadores são frutos de um trabalho diário para melhorar a vida da população. Temos feito grandes investimentos em todas as áreas, como segurança, mobilidade, saúde, educação e social, com o objetivo de que o DF seja o melhor lugar para se morar no Brasil”.
Investimentos na saúde incluem a construção de novos hospitais no Recanto das Emas e no Guará, além da expansão de unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de pronto atendimento (UPAs). Na educação, o Cartão Creche e a construção de centros de educação da primeira infância (Cepis) ajudaram a reduzir a fila por vagas.
Na área social, programas como Cartão Prato Cheio, Cartão Gás e DF Social garantem segurança alimentar para a população. A ampliação dos restaurantes comunitários, que oferecem refeições por apenas R$ 2, também contribuiu para a maior média nacional de segurança alimentar.
A vice-governadora Celina Leão avalia: “A qualidade de vida que temos no Distrito Federal é resultado de muito trabalho, planejamento e investimentos estratégicos em diversas áreas. Somos hoje a segunda capital mais segura do país, reflexo direto da atuação integrada das nossas forças de segurança – e nosso objetivo é liderar esse ranking em breve. Para além dos monumentos e das belezas da nossa cidade, estamos construindo um DF onde as pessoas se sintam seguras, acolhidas e amparadas pelo poder público para crescerem pessoal e profissionalmente”.