Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta terça-feira (25), a primeira creche pública do Gama, na EQ 01/02 do Setor Norte. O Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Jardim das Acácias contou com investimento de mais de R$ 5,7 milhões. A nova unidade tem capacidade para atender 188 alunos em período integral e conta com dez salas de aula.
“Eu me recordo muito bem de quando nós assumimos o governo e havia uma cobrança muito forte com relação a isso”, relatou o governador. “Eu assumi um compromisso de que entregaria o governo sem nenhuma criança fora da escola, porque essa é a oportunidade que se dá aos pais de poderem sair para ganhar o seu dinheiro, para poderem investir nas suas famílias. Isso é o que tem de mais importante nesse projeto, e essa é a determinação para até o ano que vem.”
A distribuição das turmas inclui dois berçários para crianças de 4 a 11 meses, quatro salas destinadas à faixa etária de 12 meses a 1 ano, duas salas para maternal 1 (até 2 anos) e duas salas para maternal 2 (3 anos).
“É uma entrega muito simbólica e significativa. As famílias estão muito felizes porque são 188 crianças atendidas para que os pais possam trabalhar de forma tranquila, sabendo que durante dez horas os filhos estarão sendo bem cuidados,” lembrou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

A unidade escolar também inclui um bloco administrativo, cozinha, refeitório, salas de amamentação e de lactação, banheiros infantis, espaço para banho, solários, parquinho e alas destinadas aos funcionários.
O Cepi funciona em tempo integral, das 7h30 às 17h30, oferecendo todas as refeições e cuidados essenciais para as crianças.
Mais saúde para a região
O governador também visitou as obras de readequação e instalação da Policlínica do Gama, considerada a maior do DF. O local recebeu investimento de R$ 1,2 milhão e fica no prédio do antigo Fórum do Gama.
Ao todo, a unidade dispõe de 3 mil metros e atende não só a população do DF, mas a do Entorno também.
“O foco será na atenção secundária. São 24 consultórios, mais de 13 especialidades envolvendo, eu gostaria de destacar três grandes projetos que estão sendo desenvolvidos. O primeiro é a implementação de sub especialidades na pediatria, o segundo é o ambulatório de feridas para cuidar do pé diabético e o terceiro é o ambulatório de dor crônica”, informou o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante.