Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta quarta-feira (19), a ordem de serviço para o início das obras da expansão da linha de Samambaia da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).
A obra, com investimento de R$ 319,7 milhões provenientes de recursos do GDF e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevê a construção de 3,6 quilômetros de via com duas novas estações (QR 111 e QR 117). Serão beneficiados até 15 mil passageiros diários.
O documento foi assinado pela vice-governadora Celina Leão, que representou o governador Ibaneis Rocha em solenidade no auditório do Metrô-DF, em Águas Claras.
“É mais uma conquista muito importante para a população, aguardada há anos”, declarou Celina. “Nós vamos atender mais de 12 mil pessoas com essa ampliação do Metrô. A obra começa já de forma imediata na estação do Parque Gatumé, onde vamos começar a drenagem para que se inicie o mais rapidamente e possamos entregar esse benefício à população de Samambaia. O transporte público é uma prioridade para o nosso governo.”
Além das estações, a obra contempla ainda a construção de três viadutos, com passagens integradas para pedestres, e de quatro passarelas aéreas, localizadas nos principais pontos de circulação.
O diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, adiantou que a empresa está em processo para a aquisição de 15 novos trens para atender as novas linhas de Samambaia e Ceilândia.
“Nós estamos com o projeto aprovado já no Ministério das Cidades e agora buscando duas alternativas, uma que seria um financeiro via BNDES e uma complementar através de outras fontes, inclusive internacionais”, especificou. “Devemos agora em meados de abril fazer o primeiro evento do processo de compra desses trens”.
Com as obras prontas e a complementação da frota, o Metrô-DF vai passar dos atuais 180 mil passageiros por dia para 420 mil.
Também foi aberta a licitação para estudos de viabilidade da Linha 2, que ligaria as regiões administrativas do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, ressaltou a importância da expansão para o transporte público do DF.
“A expansão de linhas junto à aquisição de novos trens é o que vai diminuir cada vez mais os eixos de deslocamento e oferecer o dobro da capacidade de transporte diário. Isso é fundamental para o nosso sistema”, disse.